A rainha do castelo de ar – Millennium

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo, a trilogia Millennium é uma das mais bem-sucedidas séries policiais dos últimos anos, e já conta com uma versão cinematográfica. Quer seja tratando da violência contra as mulheres, quer seja enfocando os crimes cometidos por magnatas ou pelo Estado, a saga cumpre sua principal missão: a de nos envolver numa leitura absorvente, cheia de mistérios.

Neste terceiro volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria.

Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes.

A rainha do castelo de ar enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual, tendo conquistado um lugar único dentro da literatura policial contemporânea.

A rainha do castelo de ar

Série: Millennium
Autor: Stieg Larsson
Gênero: Policial, Suspense e Mistério
ASIN: B009WW8MG6
Data: 9 de setembro de 2009
Páginas: 688

3° livro da Trilogia Millenium

Este é o 3° livro da Trilogia Millenium e ele inicia com a luta pela vida de Lisbeth. Ela, gravemente ferida por seu pai, foi levada ao pronto socorro do Hospital Sahlgrenska, onde foi operada pelo Dr. Anders Jonasson. Em recuperação, ela é obrigada a ficar confinada no quarto do hospital, sem visitas. Enquanto isso, Mikael tenta reunir provas para usar em sua defesa. Ele conta com a ajuda de amigos: Dragan Armanskij, presidente da Milton Security, sua irmã e advogada Annika e dos colaboradores da Millennium.

Sabendo que Mikael quer inocentar Lisbeth, a Seção começa a vigiá-lo. Seus agentes estão preparados, caso seja necessário, para tomar todas as medidas cabíveis para confinar Lisbeth em uma clínica. Mesmo que seja preciso assassinar alguém. Sem dúvida, ele não é bobo e logo percebe que está sendo vigiado, e começa a passar informações contraditórias aos agentes da Seção.

Assim, querendo aproveitar os talentos de Lisbeth, Mikael arma um plano para ela se conectar à internet, mesmo confinada no hospital. Assim, ele começa a contar com a ajuda de hackers poderosos, dispostos a fazer de tudo para ajudar Lisbeth. Além disso, ele ainda conta com a inesperada ajuda do inspetor Jan Bublanski e sua equipe. 

Secreta investigação interna

Dragan usa sua influência e contata o delegado Torsten Edklinth, chefe do serviço de Proteção à Constituição na DGPN/Sapo. Por fim, ele conta ao delegado a história de Lisbeth e da Seção. Intrigado, o delegado começa uma secreta investigação interna com a inspetora Rosa Figuerola. Logo após algumas descobertas, ele se vê obrigado a levar o caso a instâncias superiores, estendendo a investigação.

As investigações se cruzam e os envolvidos percebem que devem unir forças para derrotar a Seção e ajudar Lisbeth. Nesse sentido, um plano é orquestrado para ter desfecho durante o julgamento de Lisbeth.

Ritmo alucinante

Só tenho uma coisa a dizer: MARAVILHOSO. Desde o início, a história tem um ritmo alucinante que me deixou com o coração a mil por hora. Mesmo achando impossível a morte de Lisbeth, pois ela é a mocinha da história, eu sofri com sua recuperação. Me senti na sala de espera do hospital durante a operação e isso foi angustiante 😯

Acompanhar as ações de Mikael e nem sempre entender sua estratégia também me deixou de coração na mão. Durante o julgamento de Lisbeth, tive vontade de bater em Annika, por não conhecer sua estratégia. Isso contribuiu para que o desfecho do julgamento fosse sensacional. Resumindo, não consegui parar de ler, meu coração ficou acelerado durante toda a leitura, levei só 2 dias para terminar e merece mais do que 5 estrelas! 😯

Ao longo dos 3 livros, foi possível perceber o crescimento de Lisbeth, ou melhor, seu amadurecimento. A interação dela com Annika contribuiu muito para esse amadurecimento e pode-se dizer que Annika ganhou uma filha teimosa  😀  Mikael também aprendeu muito ao longo da trama e imagino que, se o autor estivesse vivo (ele morreu em 2004), ele iria aprofundar sua história. Falando nisso, 11 anos após sua morte, um quarto livro foi escrito sobre essa dupla dinâmica (A garota na teia de aranha). Quem assina a história é o escritor e jornalista, David Lagercrantz. Com toda a certeza eu pretendo ler  😉 

Enfim, também tem o trailer do filme sueco. Divirtam-se!

Trilogia Millennium

Para quem quer acompanhar a série:

E você que já leu A rainha do castelo de ar, o que achou? Deixe sua opinião sobre o livro e a resenha, pois vou gostar de saber.

Leia A rainha do castelo de ar on line

Se você ainda não leu, mas se interessou pelo livro e quer ter uma ideia de como ele é antes de comprar, que tal ler gratuitamente e on line os primeiros capítulos do livro? Aproveita que a Amazon disponibiliza uma amostra do livro. Para ler, é só clicar na capa do livro ali no início. Não é preciso instalar nada.

O livro A rainha do castelo de ar pode ser encontrado na Amazon: 

Autor: patricia

Deixe um comentário