Noite sobre as águas

ISBN: 9788580415636

Páginas: 432

Editora: Arqueiro

Data:

Compartilhe

Sinopse

Setembro, 1939. Poucos dias após o Reino Unido declarar guerra à Alemanha, um enorme hidroavião está prestes a partir da costa sul da Inglaterra. A aeronave mais luxuosa do mundo tem como destino Nova York, no que deve ser o último voo civil a sair da Europa antes do conflito.

A bordo dela encontram-se tanto a nata da sociedade quanto a escória da humanidade. Contudo, não é apenas a guerra que motiva os passageiros a deixar o continente: eles também querem se distanciar do próprio passado.

Confinados por trinta horas em meio a todo o conforto, porém numa época em que voar ainda é um empreendimento arriscado, eles veem a travessia do Atlântico se tornar uma viagem de crescente angústia, com perigos inesperados que os conduzem a uma tempestade de violência, intriga e traição.

Em Noite sobre as águas, Ken Follett exibe mais uma vez sua escrita magistral ao narrar as histórias dos mais diferentes personagens e fazê-las colidir neste emocionante voo cinco estrelas.

“Ken Follett retoma os elementos de espionagem, luxúria e nazismo que trabalhou tão bem em O buraco da agulha. Prepare-se para horas e horas de uma ótima história.” — Kirkus Reviews

“O mestre do suspense épico tece uma trama cheia de tensão no Expresso Oriente dos ares e arrasta o leitor para um redemoinho de intriga e romance.” — Publishers Weekly

Alerta de spoiler

Se você ainda não leu Noite sobre as águas o texto a seguir pode conter spoiler

Personagens principais

Tom Luther: homem de negócios que teve problemas com os comunistas nas suas fábricas, amigo de Ray Patriarca que esmagava os comunistas como baratas.

Eddie Deakin: engenheiro de voo do Clipper, casado com Carol-Ann.

Margaret Oxenford: membro de uma família da alta sociedade britânica, irmã de Percy, sonhava em se alistar no Serviço Auxiliar do Território (SAT), o exército das mulheres.

Harry Marks: ladrão de jóias, extremamente atraente, com uma elegância descontraída e cercado pela sorte.

Diana Lovesey: casada com Mervyn, dono de uma fábrica de ventoinhas, e apaixonada por Mark Alder, escritor de comédias radiofônicas.

Nancy Lenehan: viúva, irmã de Peter e executiva da fábrica de sapatos Black´s Boots.

Barão Gabon: abastado sionista, viajava em companhia de Carl Hartman, célebre físico que trabalha com fissão nuclear.

Frankie Gordino: assassino que estava sendo extraditado para os Estados Unidos por Ollis Field, agente do FBI.

Resumindo

Parecia apenas mais um voo normal do Clipper, um luxuoso hidroavião transatlântico que fazia a rota Europa-EUA em 30 h. Passageiros com dinheiro suficiente para usufruir do luxo, do romantismo e do requinte proporcionados pelo Clipper e que queriam fugir da Europa, após a declaração de confronto do III Reich contra os ingleses. Porém, alguns dos ilustríssimos passageiros, cheios de segredos e mistérios, estão tentando salvar suas vidas ou estão querendo deixá-las para trás. 

Uma família da alta sociedade britânica, com uma filha considerada moderna para época, o que a tornava um “problema”. Um ladrão de jóias sofisticado e cheio de artimanhas para enganar as pessoas. Um agente do FBI que acompanha um criminoso. Um casal de amantes fugindo em busca de uma vida nova. Uma mulher forte, empresária do ramo de calçados, tentando impedir que o irmão venda a fábrica por uma ninharia. Um homem abandonado em busca da esposa. 

Um voo arriscado, passageiros com personalidades diferentes convivendo em um espaço mínimo, uma tempestade que coloca o voo em risco e cria pânico entre os passageiros, e um engenheiro de voo chantageado por bandidos perigosos.

O que achei de Noite sobre as águas

Eu sempre tive vontade de ler um livro de Ken Follet e achei que Noite sobre as águas seria um bom começo, visto os milhares de elogios que encontrei. Não foi bem o que aconteceu, pois não consegui me ligar nesse livro. Achei ele meio maçante, com uma linguagem chata e difícil, que não flui.

Além disso, quando li a sinopse achei que o livro seria cercado de tramas, intrigas, mistérios e não encontrei nada disso nele 😥 . Uma história que só me empolgou no final, quando o voo realmente correu risco.

O que dizer sobre os personagens? Gostei de Margaret e sua luta por liberdade, de seus pensamentos modernos para a época. Também gostei de Harry e torci para que ele ficasse com Margaret, mesmo ele sendo um ladrão. Acho que o irmão de Margaret poderia ter tido mais espaço na história, apesar de ter sido decisivo no final. Também simpatizei com Nancy e Mervyn. Sobre os outros, não tenho muito o que dizer, pois não senti simpatia por eles.

Fiz uma pesquisa sobre o Clipper e encontrei o vídeo e a foto a seguir que achei muito interessante, pois mostram o embarque do Clipper e seu interior. Ambos (vídeo e foto), eu encontrei no Blog Aviões e Aviões. Neste Blog tem outras fotos/vídeos, caso vocês queiram ver mais a respeito do Clipper 😉 .

Clipper - Noite sobre as águas

 

Enfim, voltando ao livro, foi difícil acabar a leitura de Noite sobre as águas. Só terminei, pois não sou fã de abandonar livros. Por isso dei 2 estrelas a ele.

E você que já leu Noite sobre as águas, o que achou? Deixe sua opinião sobre o livro e a resenha. Se você ainda não leu, clique na capa dele ali no início e leia o primeiro capítulo gratuitamente.

Noite sobre as águas pode ser encontrado nas seguintes lojas:

FNACSaraivaSubmarino

 

 

 

 

Relacionados


Compartilhe

Deixe uma resposta