O jogo do anjo

O protagonista e narrador de O jogo do anjo é David Martín, um jovem escritor que vive em Barcelona na década de 1920. Aos 28 anos, desiludido no amor e na vida profissional e gravemente doente, o escritor vive sozinho num casarão em ruínas. É quando surge Andreas Corelli, um estrangeiro que se diz editor de livros. Ele promete a David muito dinheiro, e sua simples aparição parece devolver a saúde ao escritor. Contudo, o que ele pede em troca não é pouco. E o preço real dessa encomenda é o que David precisará descobrir.

Embora O jogo do anjo traga alguns dos personagens de A Sombra do Vento, de acordo com o autor, o livro não é uma continuação de sua obra anterior, mas sim uma segunda investida em uma narrativa “centrada em um mesmo universo literário”.

Zafón diz que pretende construir uma tetralogia e que as histórias de todos os volumes se situarão em algum período entre a Revolução Industrial e o final da Segunda Guerra Mundial: “A Sombra do Vento abrange a primeira metade do século XX, e um pouco mais. O jogo do anjo faz referência a acontecimentos que vão de 1904 a 1945.” No entanto, nenhuma delas será continuação da outra.

O jogo do anjo

Série:  O cemitério dos livros esquecidos
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Gênero: Ficção
ASIN: B073HR4P2P
Data: 23 de junho de 2017
Páginas: 576

Eu já tinha ouvido falar do autor Carlos Ruiz Safón, mas ainda não tinha lido nenhum livro dele. Comentando isso com uma amiga que também adora ler, ela me indicou e emprestou O jogo do anjo. Obrigada Valéria!

O jogo do anjo se passa em Barcelona, no início do século XX. Conta a história de vida do escritor David Martin, sua infância difícil e suas primeiras publicações.

David é uma pessoa que parece atrair coisas ruins, pois tudo acontece com ele. Sua mãe o abandonou quando era criança; seu pai era ignorante e foi assassinado quando ele era adolescente; a mulher que ele ama está fora de seu alcance; a editora de seus livros é picareta. Além disso, ele chama a atenção do sinistro editor francês, Andreas Corelli, que encomenda a peso de ouro um livro de natureza obscura. Não, nem tudo é desgraça na vida de David, ele tem bons amigos, como o livreiro Sr. Sempere e sua assistente Isabella. E essa amizade dá suporte ao David, é ela que faz ele ser uma pessoa boa.

Confesso que no início O jogo do anjo me entediou com sua descrição super detalhada da cidade de Barcelona e suas ruas sombrias. Mas, quando David começou a escrever o livro encomendado por Andreas Corelli, ele também começou a prender a minha atenção. O mistério em torno do livro, de Andreas Corelli e da casa onde David mora foi ganhando uma proporção tão grande que, em certo momento, conclui que não restavam mais alternativas para o pobre David. Eu tentava imaginar como ele iria resolver toda a confusão criada e não conseguia encontrar nenhuma alternativa. Também questionei a lucidez de David e, até que ponto tudo o que narrava era real ou fruto de sua imaginação.

Eu não encontrei alternativa para David, mas o Carlos Ruiz Safón encontrou um ótimo final 😉 . Digo ótimo, pois me surpreendeu e não que tenha sido ótimo para o David. Não dá para dar detalhes sem dar spoiller, então, vou deixar para quem ler. Apenas digo que me emocionei muito com Isabella e o Sr. Sempere que sempre estiveram ao lado de David. Foi isso (a amizade e o final surpreendente) que me fez dar 4 estrelas para O jogo do anjo. Um livro que nos faz refletir sobre a vaidade, amizade e os mistérios da vida.

Eu não li A sombra do vento, 1° volume da série, e isso não influenciou meu entendimento de O jogo do anjo. De acordo com o autor, eles não são continuação, apenas estão no mesmo universo literário. Podem ler sem medo.

Se você gosta de tramas surpreendentes, com reviravoltas, você vai gostar de O jogo do anjo. Se te interessou, aproveita que a Amazon disponibiliza gratuitamente para leitura os primeiros capítulos do livro. Não é preciso instalar nada, basta clicar ali em cima na capa do livro (Leia agora).

Não esquece de deixar sua opinião sobre o livro e a resenha! Vou gostar de saber o que achou 😉 !

O livro, O jogo do anjo, pode ser encontrado na Amazon:

Autor: patricia

15 thoughts on “O jogo do anjo

    Lana

    (10/03/2017 - 09:49)

    Adorei já quero comprar pra mim

      pbarucco

      (10/03/2017 - 09:55)

      Que bom que você gostou Lana! bjs

    Bruna

    (10/03/2017 - 09:39)

    Parabéns pela resenha do livro, foi bem completa e explicada … Eu amei e deu vontade de ler

      pbarucco

      (10/03/2017 - 09:54)

      Obrigada Bruna! bjs

    jessica

    (10/03/2017 - 09:32)

    um livro onde nao importa o quao dificil tenha sido o inicio , a pessoa pode ter um final feliz . Vou procurar ler .Bjus

      pbarucco

      (10/03/2017 - 09:54)

      É isso ai Jessica! bjs

    Cris santos

    (10/03/2017 - 09:29)

    Amei eu amo livros, se vc poder fazer um post de livros evangélicos agradeço, vou ficar te seguindo, eu estou lendo um agora que é maravilho, se chama a importância do hímen.. e quero ler mais sobre Jesus estas coisas bjs sucesso

      pbarucco

      (10/03/2017 - 09:57)

      Oi Cris, vou procurar para ler esse que você falou. Depois te digo o que achei. bjs

    Tatielen souza

    (10/03/2017 - 09:28)

    Interessante 👏👏💕👍

    Adenildes Costa

    (10/03/2017 - 09:21)

    Amei o resumo sobre o livro, amo ler e sempre pesquiso novos livros, fiquei curiosa para conehcer melhor esse,Parece ser muito bom! Sucesso. Bjss

      pbarucco

      (10/03/2017 - 09:57)

      Obrigada Adenildes! bjs

    Luciana Marques

    (10/03/2017 - 09:20)

    Sensacional a resenha, já ouvi falar e tinha maior vontade de ler, depois desse post me abriu ainda mais a curiosidade, amei a delicadeza das suas palavras e a maneira de informar. Principalmente pela sinceridade em dizer que ele te entediou no começou, mas mesmo assim você deu uma oportunidade pra leitura. Arrasou, sucesso ♥

      pbarucco

      (10/03/2017 - 10:00)

      Obrigada Luciana! Eu sempre procuro dar minha opinião sincera nas resenhas, mesmo não tendo gostado do livro. bjs

    nathelly medeiros

    (10/03/2017 - 09:17)

    Muito boa a resenha!! Não conhecia o livro! Vou adicionar a lista !

      pbarucco

      (10/03/2017 - 10:00)

      Obrigada Nathlelly! bjs

Deixe um comentário